quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Lista de exercícios I

Olá,
Como amanhã vou a São Paulo, e depois festejarei com bons amigos, decidi publicar a primeira lista de exercícios agora. Assim, fico um pouco livre para beber muito champagne que trouxe da viagem!!!
Aguardo sugestões de temas, críticas as questões, etc. O gabarito divulgo quarta.
Abraço a todos!
w.

1) Quanto à História do Pensamento Geográfico, marque certo ou errado:

( ) há uma distinção evidente entre as Escolas Geográficas alemã e francesa, que ficou conhecida, de acordo com Lefevre, como determinismo alemão e possibilismo francês.
( ) com Humboldt e Ritter, a Geografia passa a ter um objeto científico próprio.
( ) tanto para Humboldt quanto para Ritter, a Geografia é uma ciência de síntese.
( ) Segundo Ritter, o objeto da Geografia era a Terra, a ser estudada por intermédio de leis telúricas.


2) Quanto ao conceito de território, marque certo ou errado:

( ) Ratzel é o pioneiro ao abordar o conceito de território na Geografia, e, segundo este autor, território vincula-se à propriedade do Estado, este inerente ao povo que o ocupa.
( ) Milton Santos vincula-se à abordagem marxista, segundo a qual a definição do território não é mais importante que o uso que se faz dele.
( ) Para Rogério Haesbaert, o território não deve ser visto como evidência empírica, tampouco como mero instrumento analítico, pois é uma mediação espacial do poder.
( ) Em Marx e em Milton há a concepção substancialista de poder; já Raffestin assimila a concepção de Michel Foucalt sobre o poder.


3) O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) exerceu papel fundamental na elaboração das divisões regionais brasileiras. Marque certo ou errado nas alternativas abaixo:

( ) A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE) se antecipou à regionalização do IBGE que incluiu Sergipe e Bahia na região Nordeste.
( ) A regionalização publicada em 1990 retoma o critério mesorregional da anterior, de 1976, e o critério microrregional da de 1972, conhecida como Região de Influência das Cidades.
( ) O neopositivismo foi um dos referenciais teóricos da regionalização de 1976.
( ) As primeiras regiões metropolitanas a serem criadas foram: Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.


4) Há autores de Geopolítica que elaboraram teses até hoje utilizadas em análises. Entre estes, podemos citar:

( ) Mackinder, que elaborou a tese do Heartland e do Midland Ocean.
( ) Mahan, que analisou a importância do poder terrestre, em clara oposição a Mackinder.
( ) Haushofer, que desenvolveu uma geopolítica voltada para os interesses nazistas.
( ) Spykman, que ao adotar o conceito de Rimland, visava à contenção de poderes emergentes.


5) Sobre a Amazônia, é correto afirmar que:

( ) quase um quinto do território amazônico é preservado, com ampla maioria de unidades de conservação estaduais.
( ) a área preservada ou com restrições ao uso na Amazônia perfaz 40% do seu território, considerando que aproximadamente 20% consiste em unidades de conservação e outros 20% em áreas indígenas.
( ) segundo Bertha Becker, a Amazônia é uma floresta urbanizada, pois apresenta elevado índice de urbanização e grande diferenciação interna, como no Arco de Povoamento Adensado e ao longo do Solimões-Amazonas.
( ) o projeto militar de ocupação da floresta fez com que surgissem diversos órgãos de estímulo ao desenvolvimento econômico, como a Superintendência do Desenvolvimen-to da Amazônia (SUDAM), o Plano de Integração Nacional e o Polamazônia.
( ) uma das principais fontes de emissão de gás carbônico na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global, é o desmatamento da Amazônia, caracterizado, sobretudo pela tradicional lavoura indígena, nos Estados do Pará, do Amapá e de Roraima.


6) Sobre indústria e industrialização, marque certo ou errado:

( ) Entre as características da I Revolução Industrial, é correto afirmar que as indústrias que surgiram no período 1750/1830-70 dependiam enormemente do local em que as minas de carvão se encontravam.
( ) O petróleo somente se tornou imprescindível para a indústria a partir da Segunda Guerra Mundial.
( ) A urbanização brasileira decorre do processo de industrialização iniciado no primeiro quartel do século XX.
( ) O konzern é um tipo de organização da indústria fundamentada na integração vertical decorrente da exploração do carvão, tendo surgido na Alemanha.


7) Sobre dinâmica populacional, avalie os itens abaixo:

( ) À exceção do Afeganistão e do Iêmen, os países com maior taxa de fertilidade no mundo, com número superior a seis filhos por mulher, localizam-se na África Subsaariana.
( ) Os países com menor crescimento populacional, com taxas negativas ou nulas, encontram-se no antigo bloco comunista, não somente por baixa taxa de fertilidade em alguns deles, mas principalmente devido ao êxodo generalizado de mão-de-obra qualificada.
( ) O malthusianismo prega que a condição de pobreza dos países subdesenvolvidos per se é ocasionada pelo elevado crescimento vegetativo desses países.
( ) O Brasil, ao longo das últimas décadas, tornou-se um país com certo fluxo emigratório, em que se destacam aqueles para a Bolívia, para o Paraguai, para os Estados Unidos da América e para o Japão.


8) Quanto à urbanização brasileira e latino-americana, marque certo ou errado para as questões abaixo:
( ) As duas principais correntes teóricas sobre a urbanização latino-americana são a Teoria da Marginalidade e a Teoria da Urbanização Dependente
( ) A proto-urbanização brasileira iniciou-se com o desenvolvimento econômico da região das Minas Gerais, contribuindo para maior integração territorial da América Portuguesa.
( ) De acordo com Milton Santos, a urbanização brasileira, após 1950, pode ser definida em três etapas, sucessivas no tempo: urbanização aglomerada, urbanização concentrada e metropolização.
( ) Macrocefalia urbana é o termo empregado por Milton Santos para designar as grandes metrópoles do mundo, como, por exemplo, Nova York, São Paulo, Paris, Calcutá e Xangai.


9) Quanto à produção e ao consumo de energia no Brasil, marque certo ou errado:
( ) Na matriz energética brasileira, predomina o uso do petróleo e de derivados, seguidos pela biomassa e pela hidráulica.
( ) Os Estados que produzem petróleo no Brasil são, em ordem decrescente, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Amazonas, Ceará, Paraná, Alagoas e São Paulo.
( ) O carvão nacional possui maior utilização na indústria metalúrgica que na produção de energia.
( ) Uma das obras de maior importância do PAC é o terminal de regaseificação que está sendo construído no Estado do Rio de Janeiro, o que praticamente acaba com a dependência do gás boliviano.


10) O Cáucaso há muito se configura em área geopoliticamente instável. Julgue as assertivas abaixo, em certo ou errado.
( ) A guerra na Chechênia decorre, originalmente, do fundamentalismo muçulmano que tem na jihad seu objetivo último.
( ) O conflito na Ossétia do Sul tem raízes étnicas e religiosas.
( ) A Abkházia constitui a única minoria muçulmana em um país majoritariamente ortodoxo, a Geórgia.
( ) A Rússia reconheceu a independência da Abkházia, da Adjária e da Ossétia do Sul como retaliação à ofensiva georgiana sobre as linhas do cessar-fogo, em mais um episódio de hostilidade entre os dois países cujo pano de fundo relaciona-se, agora, à expansão da OTAN.

2 comentários:

  1. Olá W.
    interessantíssimas as questoes.
    apenas, talvez, demasiado específicas em suas referencias a autores.
    mas estou entre os que aguardam pelo gabarito.
    grande iniciativa.
    foi um grande prazer encontrar seu blog.
    saudaçoes,
    jm

    ResponderExcluir