domingo, 11 de outubro de 2009

Olá

Esse é o primeiro dia de funcionamento deste 'blog'. Decidi criá-lo como uma ferramenta a mais para auxiliar meus alunos e, obviamente, encontrar outros. Espero poder contribuir para a formação dos futuros diplomatas brasileiros na disciplina a qual me dedico desde criança: a Geografia, minha paixão.
Para quem não me conhece, sou aluno da pós-graduação da Universidade de São Paulo. Curso o Mestrado em Geografia Humana, cuja qualificação será agora em janeiro de 2010. Como a bolsa que o CNPq paga não é suficiente para eu pagar minhas contas hehehe, também sou professor particular de Geografia para o CACD, além de trabalhar auxiliando alunos na elaboração de trabalhos de faculdade, desde trabalhos de final de curso a teses.
Sou formado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. A colação de grau foi em 2005, mesmo ano em que concorri ao Programa de Ação Afirmativa, sendo bem-sucedido. Isso me fez entrar em contato com o edital e conhecer o concurso bem de perto. Fui 'bolsista' de 2005 a 2008, tendo me dedicado aos estudos desde então. Contudo, ao entrar em contato com tamanha bibliografia, percebi que poderia desenvolver uma tese acerca da formação sócio-espacial brasileira, a qual desenvolvo e a qual me dedico no momento. O Instituto Rio Branco terá de aguardar mais alguns anos.
A tese, entranto, não exclui a minha preparação para o CACD. Para a elaboração da tese, usarei boa parte da bibliografia do CACD, uma vez que relacionarei a Geografia à Economia, à formação brasileira, à História, à Política Externa Brasileira (PEB)... É um trabalho bastante árduo, mas que será gratificante quando terminado. A tese é uma consequência dos anos em que recebi o auxílio à pesquisa do Programa. Todavia, ao ver que minha vida estava de certa forma parada por três anos, sem produzir academicamente e amarrado ao emprego que tinha na Prefeitura do Rio de Janeiro, percebi que tinha de fazer algo.
Decidi ir morar em São Paulo, onde dei aula em um curso preparatório, substituindo um professor, antes de embarcar para fazer um curso em Israel, sobre o conflito árabe-israelense, e tirar mais que merecidas e necessárias férias na Jordânia, no Egito e na França. Larguei, outrossim, o funcionalismo público.
Continuarei a me dedicar aos meus estudos na USP, até me graduar, e ao IRBr, até passar hehehe Essa será minha vida daqui para frente. E, claro, continuarei dando aulas particulares de Geografia para o CACD.
Inicialmente, publicarei exercícios de múltipla escolha de Geografia elaborados por mim, para que os que estão estudando tenham noção dos tópicos que precisam melhorar. Ora serão temáticos, ora baseados em alguma obra constante do edital ou de fundamental importância para a Geografia, ora associados a alguma disciplina do edital, como Política Internacional. Faço isso como complemento às aulas particulares. Depois do gabarito ser publicado aqui, aguardarei as dúvidas!!!

2 comentários:

  1. Oi, Washington,
    Grande iniciativa.
    Boa sorte na empreitada.
    Vou aparecer para conferir suas dicas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte!!!! Tá bem bacana e eu já resolvi as questões.... Agora estou esperando pelo gaba, rs.
    Bjo!!!

    ResponderExcluir