sábado, 21 de novembro de 2009

Bibliografia para o CACD

Olá,
Finalmente, retomando o blog. Desculpe o atraso, mas tenho tido trabalho com a dissertação, e preciso voltar a São Paulo semana que vem com entrevistas e parte da qualificação prontas...
O Paulo me havia perguntado sobre bibliografia para o concurso...
Bem, a bibliografia tem se mantido estável, diferentemente do que acontece com outras disciplinas constantes do edital.
Essa é a bibliografia do Paulo, com alguns comentários:

Por uma outra globalização - Milton Santos: chato, mas embasamento teórico para a inserção brasileira no sistema internacional.
Por uma geografia nova - Milton Santos: quer entender o que é a tal 'Geografia Crítica'? comece por ele.
Novas Geopolíticas - J. Vesentini: bom para ler o fichamento, posso repassar hehehe. Muita informação, bom para aprofundamento posterior.
O pensamento geográfico brasileiro - Ruy Moreira: Ruy é fundamental à Geografia brasileira. Leia, aprenderá bastante, porque o Ruy não tem um pensamento fragmentado por ter profunda formação filosófica.
Introdução à ciência geográfica - Auro de Jesus Rodrigues: não conheço!!! Verificarei!
Geografia Humana - Derek Gregory, Ron Martin: excelente, linguagem pouco diferente à que estamos acostumados...
Geografia: pequena história crítica – Antonio Carlos Robert Moraes: não perca tempo. Chato, e se não houve revisão, há alguns equívocos que passam despercebidos. Excelente é o livro dele 'A gênese da Geografia Moderna'. Excelente, não, um dos melhores livros de Geografia que já li. Para outros momentos do pensamento geográfico há outros livros.
Metamorfoses do Espaço Habitado – Milton Santos: para alguns, boa introdução. Do Milton recomendo 'A natureza do espaço'. Difícil, mas depois que terminar de ler esse, não precisará ler quase nada mais dele.
O Brasil, território e sociedade no início do século XXI – Milton Santos, Maria L. Silveira: fundamental para qualquer coisa em Geografia do Brasil.
Bases de formação territorial do Brasil – Antonio Carlos Robert Moraes: muito bom, mais uma vez do 'Tonico', como o professor é chamado na USP. Cabe lembrar que é ele quem corrige a prova, de longe um dos melhores geógrafos do país, e geógrafo completo, que atua em diversas áreas.
Explorações Geográficas – Iná Elias de Castro: bom livro, mas falta objetividade por concurso, eu acho...
A geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra – Yves Lacoste: obra seminal, também de extrema importância à Geografia, mas que talvez não caiba para o concurso.
Geografia política e geopolítica - Wanderley Messias da Costa: excelente também, parte 1.1 e 6.1 a 6.3 do edital cuspido e escarrado!
Geografia: conceitos e temas - Org. Iná Elias de Castro, Paulo Cesar da Costa Gomes e Roberto Lobato Correa: excelente, base da formação de qualquer geógrafo formado no Brasil.
O espaço dividido - Milton Santos: muito bom, talvez não seja tão fundamental ao concurso.

Com isso, espero ajudar mais um pouco... Os quatro primeiros seriam o do Milton e da Maria Laura, o 'Conceitos e temas', o do Wanderley e o 'Geografia Humana'.
Bons estudos,
w.

Um comentário: