quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Planilha de gastos - Programa de Ação Afirmativa

Olá,
Muitos têm dúvidas sobre como elaborar a planilha de estudos para o Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco. Como fui bolsista, decidi publicar como as preparei para quem interessar.
Não há grandes mistérios sobre isso.
Não li este último edital, porque não farei a prova. Fui bolsista por três anos, e nos anos em que recebi a 'bolsa', na realidade auxílio à pesquisa (ISSO FAZ MUITA DIFERENÇA!!!), o dinheiro recebido era para ser utilizado em 10 meses. Confiram esse detalhe no edital. De fato, com todos os atrasos, o processo poderia levar um ano.
Pense no que precisa para ter uma boa formação. Pagamentos de cursos, de material bibliográfico, de aulas particulares. Cursei todo o período em que fui bolsista o Curso Clio. Tive aulas particulares, e comprei diversos livros. Acho comprar livros importantíssimo, pois se no ano seguinte você não receber a bolsa, terá os livros para consultar sempre que precisar.
Se fosse bolsa, você poderia pagar suas contas e comprar material que auxiliaria na preparação - como por exemplo, um laptop; oficialmente, isso não pode constar no seu plano de estudos, porque, embora tenha esse nome fantasia de 'Bolsa-prêmio', as regras constantes do CNPq para provimento proíbem esses custos, bem diferente das bolsas pagas para mestrandos e doutorandos (essa eu recebo agora!). Dizem as más línguas que ocorre vista grossa para isso, já que muitos dizem não declarar os custos de manutenção. Eu entregava até cupom fiscal de suco que tomava no intervalo das aulas.
Uma vez definido com o que gastará, como curso preparatório, de idiomas, professores particulares, bibliografia etc estabeleça um cronograma de acordo com o início das aulas etc etc, com o valor estimado para cada mês.
Ah, para não perder a afiação da língua, na entrevista, diga que o Programa é ótimo do jeito que está e que a única coisa que importa na sua vida é passar na prova, mesmo que só tenha decorado meia dúzia de livros. É melhor assim. Até porque alguns ex-bolsistas que passaram e que estarão na banca, não primam por um currículo acadêmico dos melhores... Sequer passaram nas melhores colocações. O importante é passar de qualquer jeito para legitimar o Programa e deixar todas as mentes satisfeitas e tranquilas. :)
Sem grandes mistérios... Quem quiser ver como ficaram as planilhas, mande-me um e-mail. Já repassei a algumas pessoas, o importante é estar bem preparado em todas as etapas do processo seletivo.
Abraços,
w.

15 comentários:

  1. Oi, estou interessada na planilha. Meu mail é jucb77@gmail.com
    Grata

    ResponderExcluir
  2. Oi Washingont!
    Também tenho interesse na planilha.
    Meu e-mail: thaysss@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. ola Washington,preciso mandar a documentação pra Brasilia, e estou em duvidas sobres as plnilhas de despesas pessoais e de materias para estudo. Se vc puder me ajudar eu agradeço.
    Maria dos Anjos - cuiaba

    Email. MAJGIA@YAHOO.COM.BR

    ResponderExcluir
  4. Olá Washington, estava buscando algo que me ajudasse com o modelo da planilha de gastos da Ação Afirmativa e para minha felicidade encontrei seu blog. Vc pode me ajudar com, quem sabe, um modelo dessa planilha? Estou meio perdida.

    Um abraço.
    Aguardo email.
    Neilane Leigue
    lane.leigue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Washington, meu nome é Jenilson e estou querendo prestar a prova pro ação afirmativa agora em 2010. Seria possível vc me ajudar, com algumas dicas e/ou exemplos, a preparar o plano de gastos q deve ser encaminhado na inscrição??
    Desde já agradeço

    Email: jenilsonm@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Washington!!
    Seu blOg fOi um bem achado, porque vi hoje o edital no site do CESPE, mas não faço ideia de como a banca quer esse Plano de Estudos obrigatório.
    Você poderia me mandar as planilhas, por favor?!?
    Muito obrigada,
    Flávia
    E-mail: flabelizario@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Gostaria imensamente de receber um modelo de como preparar a planilha de gastos para o Rio Branco.Seria valioso. Obrigada.
    Meu email: breno.la89@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. olá, obrigado pelas dicas, excelente blog. se puder me enviar o modelo, agradeceria. fabiano.biscoit0o@hotmail.com

    se alguem quiser me add pra trocarmos idéias....

    ResponderExcluir
  9. olá, essas dicas foram importantissima para me com certeza desejo essa planilha,
    meu e-mail é vybsan@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei o seu texto, ele contribuiu muito para esclarecer algumas dúvidas que tinha. Gostaria muito de receber o plano que vc elaborou para servir de norte para a construção do meu. Meu e-mail é gabrielebahia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá washington começo a me preparar este ano que está entrando . porém vou tentar o programa de ação afirmativa qnd sair o edital de 2012 gostaria de já começar a adiantar isso teria como vc me mandar um modelo de planilha? meu email fmatouc@vm.uff.br

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Washington, ótimo post!

    Não sei por onde começo à estudar!
    Gostaria muito de receber a planilha de estudos.
    E-mail: rosie_batista@yahoo.com.br

    Att. Rosiene

    ResponderExcluir
  13. Olá Washington,

    Por favor, me envie a planilha de gasto porque preciso me programar pra poder conseguir essa bolsa ainda este ano.
    E-mail: jefersonicacio08@hotmail.com

    Att.: Jeferson

    ResponderExcluir
  14. Gostei das informações, estou montando meu plano de estudos e ao procurar algumas dicas encontrei seu blog, gostaria de saber se poderia me enviar essa planilha, seria de grande ajuda..Obrigado
    E-mail: tofrinho@hotmail.com/ tofrinho@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir