terça-feira, 9 de março de 2010

Bibliografia para o CACD

Há duas perguntas há algum tempo esperando resposta. Ambas sobre recomendações de livros para se preparar para o concurso.
Primeiramente, sempre me perguntam se considero viável estudar para o concurso com livros para o segundo grau, especialmente os do Demétrio Magnoli. NÃO!!!!
Livros de ensino médio não devem ser utilizados para a preparação... A não ser que seja de forma introdutória em assuntos que considerem escabrosos ou que demandem muita leitura... Assim, vc começa com a leitura de um livro de segundo grau, para, em seguida, ler outro mais denso. Lembrem-se que isso demanda tempo! Acho válido para História do Brasil, por exemplo, que exige muitas horas de estudo não somente sobre fatos históricos mas também sobre diferentes correntes historiográficas. Muitos lêem Geografia Pequena História Crítica e, posteriormente, outro. Em Geografia, considero perda de tempo. Leia diretamente Geografia e Modernidade. Mais denso, mais bem acabado (particularmente detesto o PHC).
Além do mais, a única coisa do Demétrio que deve ser lida por estar no edital é o Corpo da Pátria. O resto, fuja :P Até porque livro de segundo grau tem toda uma ideologia incutida para formação dos jovens. A do Demétrio é temerária!
Em segundo lugar, livros de Geografia Física. Nesse caso, até vcs se acostumarem aos 'xerófitas' e aos 'latifoliadas', recomendo o livro organizado pelo Jurandyr Ross, de ensino médio, Geografia do Brasil. Muitos encontram dificuldades nesse área, então, costumo recomendar aos meus alunos que leiam a parte dedicada aos 'Fundamentos da Geografia da natureza' e à 'Geoecologia'.
Outro livro que considero obrigatório é o Ecogeografia do Brasil. Quem leu esse livro sabia se algumas assertivas da prova objetiva eram certas ou erradas. Excelente! Procurem também obras elaboradas pelos governos nos sítios dos ministérios e das secretarias estaduais. Esses livros também são bons: Geografia física: ciência humana? e A natureza da Geografia física, mas não sei se estão em catálogo.
Estou definitivamente organizando material para os alunos, a fim de poupar tempo com tantos livros diferentes.

Um comentário:

  1. boa noite, hj acabei achando o seu blog, dps de uma aula desastrosa de geografia no meu curso preparatorio..oq vc acha sobre o manual de geografia da funag? compensa? estou bem perdida em geografia(em geografia tambem, pra ser bem sincera)..
    obrigada pela atençao
    vanessa vasconcelos

    ResponderExcluir