terça-feira, 24 de agosto de 2010

Questões modelo CESPE - TPS - 1a fase - Meio ambiente

Julgue certo ou errado, como vcs estão acostumadíssimos :)
Gabarito sexta ou sábado.


(     ) a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano (CNUMAH), realizada em 1972, teve como fundamento o neomalthusianismo e consagrou o ecodesenvolvimento.
(     ) o relatório Limites para o crescimento apontava para o equilíbrio entre utilização dos recursos naturais pelos países desenvolvidos e as respectivas dinâmicas demográficas.
(     ) após a CNUMAH, a estratégia utilizada por alguns países subdesenvolvidos para obter investimentos foi de atrair empresas poluentes que vinham sendo rejeitadas em seus países de origem.
(     ) o processo descrito acima ficou conhecido como divisão internacional dos riscos técnicos do trabalho.
(     ) o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) foi criado após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada na cidade do Rio de Janeiro em 1992.
(     ) o conceito de desenvolvimento sustentável é elaborado para fortalecer os documentos da CNUMAD: Relatório Brundtland, Agenda XXI, Declaração sobre princípios ambientais, Declaração sobre princípios florestais, Convenção sobre mudanças climáticas e Convenção sobre biodiversidade.
(     ) as  convenções sobre mudanças climáticas e sobre biodiversidade saem bastante fortalecidas da CNUMAD e, por isso, resultam nos protocolos de Quioto, de 1997, e de Cartagena, de 1999.
(     ) o Protocolo de Quioto entrou em vigor em 2005, após a entrada da Rússia, quando os países signatários alcançaram 75% das emissões de gases poluentes na atmosfera.
(     ) o compromisso em Quioto era de reduzir em 5,2% a emissão de gases poluentes em relação aos níveis de 1990, no período entre 2008 e 2012, dos países com grande emissão desses gases, entre os quais os EUA, França, Grã-Bretanha e China, esta a maior poluidora do mundo.
(     ) alterações no Protocolo de Quioto trouxeram três flexibilizações: o comércio de créditos de carbono, os mecanismos de desenvolvimento limpo em países subdesenvolvidos e a implementação conjunta de projetos de redução de emissões em países ex-comunistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário