sábado, 11 de setembro de 2010

Agropecuária - Geografia Humana - Lista II de exercícios modelo CESPE - TPS

( ) os kolkhozes eram fazendas agrícolas estatais e os sovkhozes eram fazendas agrícolas coletivas.


( ) a agricultura de plantation se caracteriza pela monocultura, usualmente em latifúndios e voltada à exportação.

( ) o terraceamento é uma técnica agrícola destinada ao cultivo em áreas com declividade considerável.

( ) entre 2002 e 2008, os investimentos estrangeiros diretos na agropecuária foram maiores nos Estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Mato Grosso.

( ) entre 2002 e 2008, os investimentos estrangeiros diretos na agroindústria foram maiores nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

( ) o processo de internacionalização da EMBRAPA, caro à política externa brasileira, faz com que a empresa tenha representantes em Maryland, na Cidade do Panamá e em Caracas, nas Américas; e em Maputo, em Acra e em Ouagadougou, na África; além de Europa e Ásia.

( ) os maiores importadores da carne de frango brasileira são países muçulmanos do Oriente Médio, entre eles Arábia Saudita, EAU, Kuwait e Iraque.

( ) os dois maiores produtores agrícolas de transgênicos são EUA e Argentina.

( ) no Brasil, apenas se destacam os OGM de soja e de algodão; temos a quarta maior área plantada, atrás de EUA, Índia e Argentina.

( ) entre outros produtos transgênicos, estão milho, abóbora (cuja semente nacional chama-se brasileirinha porque a casca é parte verde, parte amarela) e pimentão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário