sábado, 11 de setembro de 2010

Domínios - Geografia Física - Lista II de exercícios modelo CESPE - TPS

Julguem abaixo em C ou E:

( ) Jurandyr Ross classificou os planaltos em quatro unidades morfogenéticas: planaltos em bacias sedimentares, planaltos em intrusões e coberturas residuais de plataforma, planaltos em núcleos cristalinos arqueados e planaltos em cinturões orogênicos.


( ) o território brasileiro é formado por estruturas geológicas recentes, como o Pantanal matogrossense.

( ) na macrocompartimentação dessas estruturas no Brasil, destacam-se áreas cratônicas, plataformas, os cinturões orogênicos antigos e as bacias sedimentares.

( ) de modo geral, as depressões no território brasileiro foram geradas por processos erosivos com grande atuação nas bordas das bacias sedimentares.

( ) no Brasil, há os crátons da Amazônia e do São Francisco.

( ) os cinturões orogênicos existentes no Brasil são o do Atlântico, o de Brasília e o Paraguai-Araguaia.

( ) as grandes bacias sedimentares existentes no território brasileiro são a Amazônica, a do Parnaíba, a do Maranhão-Piauí, a do Paraná e a do Parecis.

( ) as planícies do território brasileiro são: planície do Rio Amazonas, planície do Rio Araguaia, planície do Rio Guaporé, planície do Rio Paraguai, planície marinha das lagoas dos Patos e Mirim e planícies costeiras.

( ) esse autor agrupa nos sistemas ambientais naturais pouco transformados o domínio dos enclaves de campos cerrados na floresta Amazônica, o domínio da floresta Amazônica densa, o domínio da floresta tropical amazônica aberta, o domínio das planícies fluviais, marinhas e pantanais e o domínio da caatinga de clima semi-árido.

( ) entre os sistemas ambientais naturais fortemente transformados estão o domínio das florestas subtropicais – campos limpos naturais na bacia do Paraná em terrenos de basalto, o domínio da floresta tropical semidecidual na bacia do Paraná em terrenos de basalto, domínio de floresta de encosta e semi-decidual do planalto atlântico, domínio de cerrados tropicais semi-úmidos nas chapadas das bacias sedimentares do Paraná, Parecis e Parnaíba, domínio dos cerrados tropicais semi-úmidos nos terrenos cristalinos, domínio dos campos naturais subtropicais, e domínios de transição cerrado-floresta tropical amazônica e mata atlântica-caatinga-cerrado.

Gabarito segunda!
Abraços,
W.

Nenhum comentário:

Postar um comentário