quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Biodiversidade - Geografia Física - Lista III de exercícios modelo CESPE - TPS

Seguem os exercícios:

(     ) o Sistema Nacional de Pesquisa em Biodiversidade foi lançado recentemente com o objetivo de inventariar a biodiversidade brasileira, por intermédio do financiamento de trabalhos científicos em diversas instituições e prevê a possibilidade de criação de patentes.

(     ) entre os problemas relacionados à preservação da biodiversidade está a falta de mão-de-obra nas instituições, agravada pela ausência de pessoal qualificado, ademais da baixa densidade de pesquisadores.

(     ) a Amazônia Azul adquire importância maior na medida em que pesquisas indiciam a utilização da biodiversidade marinha na elaboração de patentes para os mais diversos fins, desde a produção de antibióticos à de protetores solares, passando pelo aumento de vida útil de frutas expostas em prateleiras de supermercados.

(     ) a lei atual permite patentear substâncias originadas da biodiversidade.

(     ) o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado tem como objetivos a recuperação de pastos degradados (30 mil km2), a ampliação da área de unidades de conservação (55 mil km2), a demarcação de terras indígenas (25 mil km2) e a redução de emissões de gás carbônico em 80% até 2020.

Abraços,
W.

Nenhum comentário:

Postar um comentário