segunda-feira, 4 de julho de 2011

Prova de Terceira Fase

Olá,
Retomo o blog a partir de agora... Depositei a dissertação sexta, e nessa semana publico informações acerca da turma que começará em agosto, e não em julho como havia informado.

Agora, vejamos as questões da Terceira Fase:
1) O conceito de frente pioneira foi utilizado por vários geógrafos na descrição do processo de formação do território brasileiro. Discuta o significado desse conceito, exemplifique o seu uso em alguma obra clássica sobre o tema e avalie a possibilidade de ele ser empregado, na atualidade, em análises geográficas do Brasil...

Qualquer boa aula acerca da formação territorial brasileira abarca esse tema, lembrando que hoje esse conceito se aplica a algumas áreas da Amazônia Legal e, talvez, ao MAPITO. Há aqueles que distinguem frente pioneira de área de fronteira, deve-se lembrar; Pierre Monbeig é o clássico dos clássicos...

2)  Caracterize a situação atual do DF no território brasileiro, refira-se às motivações para a construção de Brasília [...] e avalie se os objetivos apresentados à época foram atingidos até o momento atual.

Tranquilo também... Sim, o país se interiorizou, apesar de os avanços sociais idealizados para o período posterior à transferência da capital serem muito recentes. Próximo post publico um subcapítulo da minha dissertação que tem Brasília como tema... Ajuda um pouco.

3) De acordo com os dados do Censo do IBGE de 2010, a população brasileira está passando por significativas alterações no que concerne à estrutura etária, consequência do intenso processo de transição demográfica verificado no país. Identifique o início desse processo e analise suas implicações para o desenvolvimento econômico-social do Brasil.

Uma das questões que postei para a Terceira Fase cita o censo. Tranquilo também. Em 1980, o crescimento vegetativo para de crescer, voltando aos padrões de 1950. A partir daquele ano, há queda constante da reposição demográfica, acompanhada pelo aumento da idade média da população. Aumento dos custos de saúde e do custeio da Previdência são duas dessas implicações.

4) A navegação de cabotagem, que já foi o principal meio de transporte de cargas no Brasil [...] no período entre 2000 e 2010, observou[...] aumento da sua participação no transporte total de produtos no país. Disserte sobre os aspectos favoráveis da cabotagem no Brasil e as principais dificuldades existentes, no país, para o seu desenvolvimento.

Questão sem complicações... Aspectos favoráveis estão o longo litoral que favorece o transporte por esse modal, aliado ao custo menor. Dificuldades, podemos citar a deficiência da infra-estrutura portuária no país, desde a formação da mão-de-obra à utilização de tecnologia...

Abraços,
W.

Nenhum comentário:

Postar um comentário