quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Exercícios modelo CESPE - TPS - 1a fase do CACD: Geografia da População

Exercícios TPS/ 1a fase! Divirtam-se :)
Quem gabarita???
Abraços,
W.


Julge as assertivas em certo ou errado:

(     ) as taxas de natalidade no Brasil permaneceram estáveis até a década de 1970, e começaram a declinar devido a redução das taxas de fertilidade.
(     ) as taxas de mortalidade no Brasil, entretanto, começaram a cair na década de 1950, aumentando consideravelmente o crescimento vegetativo brasileiro entre as décadas de 1950 e 1980, anos em que os respectivos percentuais de crescimento vegetativo se equivalem.
(     ) a mortalidade materna é importante indicador para avaliar o exercício dos direitos humanos da mulher, uma vez que é diretamente associada aos seus direitos reprodutivos.
(     ) a taxa de fecundidade é a relação entre o número de crianças com menos de cinco anos e o número de mulheres em idade reprodutiva; no Brasil este indicador agrega mulheres na faixa etária entre 18 anos e 45 anos.
(     ) entre 2000 e 2007, a mortalidade infantil foi reduzida de pouco mais de 30% para 22%.
(     ) as mudanças na esperança de vida ao nascer são consideráveis e exigem rápidas reformas no sistema previdenciário: era de 68 anos, em 1999; elevou-se para 71 anos, em 2002; e para 73 anos, em 2007, a diferença entre mulheres e homens sendo de seis anos - 76 anos, para aquelas e 70 anos, para estes.
(     ) o neomalthusianismo foi o paradigma das relações Norte-Sul durante a década de 1970, desde financiamentos para controle de natalidade nos países subdesenvolvidos até conferências da ONU sobre meio ambiente e população.
(     ) entre os movimentos migratórios, o commuting se singulariza por ser pendular e transfronteiriço.
(     ) entre as principais áreas de população nômade estão o Saara e o Sahel, a Penúnsula Arábica e o subcontinente indiano.
(     ) transumância ou êxodo rural é o movimento migratório do campo para a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário