terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dúvidas acerca do conteúdo do curso - HPG

Recebi umas perguntas sobre o programa das minhas aulas que podem ser a dúvida de muitos...

Por que vc dá aulas sobre Kant, sobre Humboldt e Ritter, sobre História do Pensamento Geográfico? Isso cai na prova?

Por isso:
1. História da Geografia:


1.1 Expansão colonial e pensamento geográfico.

1.2 A Geografia moderna e a questão nacional na Europa.

1.3 As principais correntes metodológicas da Geografia.
 
Se cairá na prova, não poderei afirmar porque não sou eu que a preparo. Entretanto, esse conteúdo faz parte do edital. Muitos crêem não ser necessário ter essas aulas, e respeito a vontade do aluno ou do grupo para o qual leciono.
Lembro apenas que no último TPS, houve questões do livro do Paulo César, sobre... pensamento geográfico. Creio que possa cair novamente. Não é frequente, e saber não ocupa espaço :P
 
Para tirar uma dúvida, vcs saberiam responder, respectivamente ao edital,
1.1 De que forma o pensamento geográfico contribuiu para a forma territorial brasileira? Quais idéias, utopias e ideologias estiveram presentes no período colonial?
1.2 Quais são as bases da Geografia Moderna e de que forma a geografia ratzeliana legitima a unificação alemã?
1.3 Discorra sobre as mudanças epistemológicas de dois conceitos geográficos, relacionando-os aos paradigmas científicos e às correntes metodológicas de cada momento.
 
Se vc conseguiu concatenar seu raciocínio, de modo a elaborar um brainstorming em até cinco minutos para cada questão, parabéns. Se não, estude, e com alguém que saiba orientá-lo a fazer isso.
Ou prepare-se para não saber utilizar os conceitos geográficos de acordo com a necessidade de cada documento a ser elaborado. Frases de efeito do Milton não serão argumentos irrefutáveis para o REDD, tampouco a retórica ambiental será útil para proteger populações autóctones... Mais uma vez, isso depende do diplomata que se quer ser e, portanto, é uma escolha individual.
 
Abraços,
W.

Nenhum comentário:

Postar um comentário