Lista da terceira aula:
Exercícios Aula 3
1. ( ) o neokantismo surge como contraposição ao positivismo na Alemanha
2. ( ) o neokantismo é importante para a Geografia porque prega a identidade epistemológica entre natureza e homem
3. ( ) Windelband se filia ao neokantismo e propõe a distinção entre ciências nomotéticas e ciências idiográficas
4. ( ) ciências nomotéticas são aquelas que estudam fatos singulares
5. ( ) ciências idiográficas buscam estabelecer leis gerais
6. ( ) um fato ou é alvo de investigação nomotética ou de investigação idiográfica
7. ( ) Hettner propõe que a Geografia seja uma ciência idiográfica e, portanto, tem como objeto o conceito de região
8. ( ) para Hettner, a região é a categoria universal da Geografia e, portanto, confere a unidade do espaço
9. ( ) Hartshorne propugna a diferenciação de áreas como objeto da Geografia
10. ( ) com Hartshorne, a região perde seu caráter auto-evidente, passando a ser uma construção intelectual
11. ( ) fenomenologicamente, a região é uma construção mental individual e descarta a subjetividade coletiva
12. ( ) a abordagem marxista trata a região como uma totalidade em si, e a aproxima, para Sandra Lencioni, da formação sócio-espacial
13. ( ) Schaefer critica o que chama de excepcionalismo na Geografia, fazendo a aproximação entre esta e o positivismo lógico
14. ( ) para Milton Santos, o que dá significado à região é a sua coerência funcional, mais importante, especialmente no meio técnico-científico-informacional, que o período em que os eventos se mantêm indiferenciados
15. ( ) a Geografia Quantitativa ou Teorética representa a incorporação do neopositivismo para a ciência geográfica
16. ( ) entre as proposições neopositivistas estão a matematização das ciências, a possibilidade de uso da metafísica e a verificação e a mensuração como imprescindíveis ao conhecimento científico
17. ( ) para o neopositivismo, a ciência não estuda leis objetivas da natureza, apenas os dados da experiência mediada por instrumentos e pelos sentidos
18. ( ) o neopositivismo se utiliza do monismo metodológico auxiliado pela análise lógica para estabelecer axiomas
19. ( ) a Geografia Quantitativa teve importância na reconstrução do pós-guerra e no planejamento territorial
20. ( ) com a Geografia Quantitativa, termos como sistema aberto, difusão, atração, repulsão e equilíbrio foram incorporados ao vocabulário geográfico
21. ( ) a Geografia Quantitativa é a incorporação do paradigma dos sistemas à ciência geográfica, substituindo em definitivo o do organismo
22. ( ) partindo de hipóteses de trabalho, com muitos levantamentos de dados, os geógrafos teoréticos tentavam encontrar generalizações com os resultados das pesquisas a fim de estabelecer padrões, por exemplo, na distribuição de centros urbanos, na localização das indústrias nas atividades agrárias
23. ( ) Landschaft, em alemão, significa tanto paisagem quanto região, causando um problema para a definição de ambos os conceitos, especialmente na obra de Humboldt
24. ( ) na paisagem humboldtiana, o homem assume caráter fundamental na elucidação das formas
25. ( ) a paisagem pode ser entendida como a fisionomia de um espaço que se domina pelos sentidos
26. ( ) para Vidal de La Blache, a natureza era considerada uma totalidade que podia ser conhecida em si mesma pela observação de seu desenvolvimento
27. ( ) para Vidal de La Blache, a natureza era matéria em movimento de auto-realização permanente, cuja forma reuniria matéria e finalidade em um só conjunto, o meio
28. ( ) o meio é o domínio epistemológico da Geografia e para La Blache, um ente concreto passível de objetivação pelo saber científico
29. ( ) a paisagem é a expressão da singularidade das formas, as quais possuem tanto aspectos ecológicos quanto simbólicos
30. ( ) pelo exposto na alternativa acima, a paisagem é um lugar semiótico
31. ( ) a paisagem pode ser compreendida como um trabalho discursivo de ordenamento da imagem do mundo a partir do ambiente próximo, concreto e apreensível pelos sentidos humanos
32. ( ) para a compreensão do conceito de território, é fundamental conhecer que definição de poder é utilizada pelo autor que se analisa
33. ( ) as concepções de poder são a substancialista, a subjetivista e a relacional
34. ( ) a concepção de poder substancialista define poder como algo que se possui
35. ( ) a concepção subjetivista define poder sob a perspectiva dos atores sociais, negando o Estado
36. ( ) a concepção relacional fundamenta-se no exercício do poder, entre dois pólos simétricos
37. ( ) a análise marxista foca o uso de determinado território, já que para Marx o domínio de uma área é secundário ao trabalho social que o qualifica
38. ( ) o território, em uma abordagem marxista, pode ser definido como o espaço que sofreu uma ação de um ator sintagmático que, segundo uma perspectiva dialética, determina o espaço e por ele é determinado
39. ( ) Rogério Haesbaert considera o território uma evidência empírica e como instrumento de análise para a Geografia
40. ( ) a mais importante mudança acerca do conceito de território é que ele deixou de ser encarado como unicamente estatal, assimilando diferentes concepções de poder e analisando territorialidades outras, desde prostituição urbana até redes do narcotráfico
Abraços,
W.
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