domingo, 16 de fevereiro de 2014

Planilha de Gastos do Programa de Ação Afirmativa e experiência como bolsista




Olá
Tenho ao longo desses anos recebido muitos e-mails sobre como elaborar a Planilha de Gastos para o auxílio à pesquisa fornecido pelo CNPq e pelo IRBr aos afrodescendentes (acho esse termo péssimo!) e sobre minha experiência como bolsista.
O post com o mesmo título, de 2010, acho, é o mais visitado do blog...

Não há qualquer segredo ou fórmula secreta para elaborar essa planilha de gastos... Não tenho acompanhado o Programa desde que comecei os estudos de Pós-graduação na USP.

Apenas descreva quanto vai gastar com o que...
Curso preparatório, idiomas, aulas particulares.. Uma linha para cada um desses gastos e uma coluna para cada mês de vigência da bolsa...

Gostaria de saber se o valor foi corrigido... Com a diferença de que agora você estará sujeito a pagar imposto de importação pelos livros que não encontra no Brasil ou pelos quais não quer pagar a fortuna que as grandes redes cobram...

Em relação à Geografia, boa parte da bibliografia vinculada à Política Internacional é importada. Os bons atlas, como os da Dorling Kindersley ou da Oxford tem de obrigatoriamente ser importados. Importe diretamente, que costuma sair mais barato.

Lembre-se de pagar também por serviços que impactem positivamente seu currículo. Fui bolsista por três anos, e ao fim desse período não havia passado no concurso e minha vida, sofrido um congelamento temporal... Por isso fui fazer Mestrado e Doutorado. Com o dinheiro da bolsa, paguei um curso em Israel, uma experiência maravilhosa. Melhorei o Inglês, convivi com pessoas do mundo inteiro, aprendi sobre o tema do curso, em Inglês. (Minha avó faleceu no período, o que permitiu que pagasse as demais despesas com a viagem...) Não se iludam tampouco com cursos de idiomas. Se tiverem onde ficar (tive onde ficar em Tel Aviv e em Paris), aproveitem para aprenderem in locu, isso nunca será possibilitado por um curso aqui no Brasil. E pelo preço que cobram, você terá como estudar fora. Usem a bolsa para passar no certame, mas de modo que aquilo que fizer contribua para sua própria carreira, caso não passe.

Abraços,
W.

Um comentário:

  1. Washington, de que forma é possível utilizar o dinheiro da bolsa para custear curdos de idiomas fora do país por exemplo? é preciso constar na planilha?

    ResponderExcluir