quinta-feira, 24 de junho de 2010

Exercícios modelo CESPE - TPS: Geopolítica Ásia e Política Internacional

Mais uma série de exercícios... Divirtam-se!

( ) Os persófonos do Afeganistão dividem-se entre os pashtuns, que também ocupam parte do território paquistanês; os balúchis, que se estendem desde o Irã até o sul do Paquistão; os tadjiques, expandindo-se desde a fronteira com o Tadjiquistão, pelo Hindu Kush, até a fronteira iraniana; os nuristaneses, nas proximidades da Cachemira paquistanesa; e os hazarás, na região central do país.


( ) Os turcófonos do Afeganistão são representados pelos uzbeques e pelos turcomenos, ambos os grupos habitando a região norte do país.

( ) Os xiitas afegãos são representados unicamente pelos hazarás, cujo histórico de discriminação é notório, os quais se tornaram um dos grupos mais envolvidos com a reconstrução do país.

( ) Recentemente foi dimensionada importante reserva de minérios, avaliada em US$ 1 trilhão, contendo, entre outros minérios, ferro (Hajigak), cobre (Aynak, campo de treinamento da Al-Qaeda), cobalto, ouro e lítio, cuja exploração está nas mãos de companhias européias e estadunidenses.

( ) Uma questão geopolítica importante para os Estados da Ásia Central são as disputas envolvendo grupos pró-Moscou, com forte apoio das comunidades russas locais, e grupos nacionalistas, que se voltam para interesses pró-Washington.

( ) A Rússia, apesar de chamada a auxiliar o governo da Quirguízia, ainda não tomou atitude efetiva para contornar a crise neste país, com vistas a não melindrar as relações com os EUA, já que a base aérea norte-americana de Manas é fundamental para a guerra no Afeganistão.

( ) A atitude russa em relação ao conflito no Quirguistão deve-se à possibilidade de os EUA não apoiarem a entrada de ex-repúblicas soviéticas na OTAN e ao apoio americano à entrada da Rússia na OMC.

( ) A China construiu o porto em Gwadar, no Paquistão, como forma de obter um ponto estratégico na saída do golfo Pérsico, e prevê-se que este se torne importante conexão entre o litoral e os países da Ásia Central, de modo a centralizar as trocas entre China-Paquistão-Ásia Central.

( ) A construção do porto de Gwadar pelos chineses faz parte da estratégia de Pequim de aumentar sua segurança energética por meio de acordos com países que estão na rota de abastecimento desde o Golfo Pérsico até o mar da China. Além de Paquistão, há investimentos com esse objetivo em Bangladesh, Myanmar, Tailândia e Cambodja.

( ) É interessante notar que, por vezes, nas ex-repúblicas soviéticas da Ásia Central o idioma mais falado é o russo, em detrimento da língua nacional, como, por exemplo, no Cazaquistão, em que 64% da população fala cazaque, enquanto 95% é capaz de se comunicar em russo.

Gabarito semana que vem.
Abraços!
w.

Nenhum comentário:

Postar um comentário