Aula 9
1. ( ) o critério adotado pelo IBGE para definir cidade é de acordo com sua população
2. ( ) no Brasil, toda cidade é sede de município
3. ( ) embora não seja um fenômeno capitalista, a cidade encontrou nesse modo de produção seu mais adequado meio
4. ( ) a cidade moderna apresenta forma específica que a diferencia de outras cidades
5. ( ) a segregação espacial de acordo com a função desempenhada por determinada área urbana é característica da cidade moderna
6. ( ) a cidade pré-moderna brasileira se caracteriza por ausência de passeio público, contando apenas com circulação, e agrega as funções residencial e comercial na mesma construção
7. ( ) durante muito tempo, até meados do século XIX, as famílias abastadas preferiam residir fora das áreas citadinas, morando em chácaras e solares, indo às cidades apenas em dias festivos ou quando havia obrigações comerciais para escoamento da produção agrícola
8. ( ) a modernidade parisiense dos boulevares decorre da necessidade de segurança verificada após a Comuna de Paris, em que os rebeldes se entrincheiravam nas estreitas ruas parisienses
9. ( ) o higienismo foi preocupação constante das autoridades na capital federal brasileira até a década de 1960, cuja preocupação maior era combater as favelas
10. ( ) o higienismo decorre da crença nos miasmas urbanos, característica do período anterior à penicilina
11. ( ) o higienismo foi importante componente ideológico nas transformações urbanas, via de regra, utilizado como fator de segregação social
12. ( ) o higienismo foi importante para a definição, na área urbana, da localização de cemitérios, hospitais e indústrias
13. ( ) o urbanismo decorre da tentativa de se criar uma ciência voltada para a cidade industrial, que havia se tornado extremamente hostil ao seus habitantes, seja pela violência, seja pela poluição
14. ( ) a setorização e o zoneamento urbano contribuíram para acentuar a segregação social na cidade, já que decorriam, elas mesmas, da separação funcional da cidade em áreas residenciais, áreas comercias e áreas industriais
15. ( ) o crescimento das áreas urbanas foi possibilitado pelo transporte de massa, que teve na ferrovia e no automóvel seus meios de locomoção
16. ( ) a ferrovia possibilitou a expansão das manchas urbanas sobre áreas agrícolas adjacentes, acentuando o processo de divisão do trabalho por meio de especializações funcionais
17. ( ) suburbanização e periferização são conceitos sinônimos
18. ( ) a periferização urbana característica das décadas de 1950 a 1960 possibilitou a constituição das primeiras regiões metropolitanas brasileiras, Salvador e Rio de Janeiro
19. ( ) o avanço das manchas urbanas ocorre quando o lucro obtido com a renda agrícola é inferior ao lucro obtido com a renda imobiliária
20. ( ) a suburbanização é fenômeno urbano recorrente e similar nos diversos países que a conheceram, como EUA e Brasil
21. ( ) a incorporação do automóvel no planejamento urbano brasileiro, a partir das décadas de 1950-60, altera substancialmente o modo em que o urbanismo é encarado, pois permite a ampliação das áreas urbanas e intensifica os processos de suburbanização e periferização
22. ( ) ao contrário da realidade norte-americana, os fenômenos de suburbanização e de periferização no Brasil são marcados por grandes contingentes populacionais de estratos sociais de baixa renda
23. ( ) a suburbanização e a periferização brasileiras decorrem da nova divisão de trabalho iniciada em 1945, e são marcadas pelo acesso restrito a equipamentos urbanos e à qualidade de vida, já que o Estado privilegia determinadas áreas urbanas
24. ( ) não é possível afirmar com certeza a percentagem da população urbana brasileira antes do Censo de 1940, o primeiro a estabelecer essa distinção
25. ( ) os critérios de definição de uma região metropolitana são aqueles estabelecidos pelo IBGE na publicação das regiões de influência das cidades
26. ( ) um dos estados que mais possuem regiões metropolitanas no Brasil é Santa Catarina
27. ( ) a metrópole berlinense na década de 1920 é reconhecida pela sua produção intelectual e artística, tendo como epítome o expressionismo alemão e a Bauhaus
28. ( ) as consequências da I Guerra Mundial foram irreparáveis para os países envolvidos nos conflitos – isso se manifestou na arte dadá e no surrealismo, movimentos que dominaram as cenas artísticas das principais metrópoles européias, chegando, também, a Nova York
29. ( ) Paris vivenciou a modernidade literária e artística em seu momento inicial, especialmente na literatura de Baudelaire e na pintura impressionista, cujas obras foram bem recebidas pela crítica desde Impressão: Sol Nascente, de Manet
30. ( ) Viena também vivenciou os primeiros momentos da modernidade fin-de-siècle, já que reuniu Freud, Klimt, Kokoschka, Otto Wagner e Sitte
31. ( ) talvez nenhuma cidade européia tenha desenvolvido a monumentalidade moderna como Viena, ao incorporar ao tecido urbano a área entre a cidade velha e os subúrbios, por meio da Ringstrasse
32. ( ) os modelos europeus foram utilizados na capital federal, sendo o traçado da Avenue de L’Opera muito semelhante ao da Avenida Central, no Rio de Janeiro, hoje nomeada Avenida Rio Branco, em homenagem ao Barão
33. ( ) o expressionismo abstrato e a pop-art de Warhol são as marcas culturais da capital do mundo, Nova York, reconhecida por Arrighi, juntamente com Londres, como centro do capitalismo mundial contemporâneo
34. ( ) a monumentalidade dos arranha-céus é marca de poder, e o atentado contra as Torres Gêmeas é demonstrativo da intenção dos terroristas: dizer ao mundo que o poder americano está ameaçado
35. ( ) as três megalópoles americanas são: BosWash, interligando Boston à capital estadunidense; San-San, interligando as cidades de São Francisco e São Diego, na costa oeste; e ChiPitts, interligando as cidades de Chicago a Pittsburg, na região dos Grandes Lagos
36. ( ) a megalópole Tóquio-Kita Kyushu abarca cidades da ilha de Honshu até a ilha de Kyushu, sendo uma das maiores concentrações populacionais do mundo
37. ( ) outra mancha urbana importante é a que vai desde Karachi, no Paquistão, até Dacca, em Bangladesh, passando pelo vale do Ganges na Índia
38. ( ) a população de 1,3 bilhão de chineses concentra-se, fundamentalmente, nos vales dos rios Yang-Tsé e Hoang-ho
39. ( ) no Brasil, a maior concentração populacional é a da macrometróple paulistana, que, além da região metropolitana de São Paulo, abarca também a região metropolitana de Campinas e da Baixada Santista
40. ( ) outra área de grande concentração populacional é a do eixo Abidjan-Lagos, respectivamente, a área litorânea da Costa do Marfim à Nigéria
1. ( ) o critério adotado pelo IBGE para definir cidade é de acordo com sua população
2. ( ) no Brasil, toda cidade é sede de município
3. ( ) embora não seja um fenômeno capitalista, a cidade encontrou nesse modo de produção seu mais adequado meio
4. ( ) a cidade moderna apresenta forma específica que a diferencia de outras cidades
5. ( ) a segregação espacial de acordo com a função desempenhada por determinada área urbana é característica da cidade moderna
6. ( ) a cidade pré-moderna brasileira se caracteriza por ausência de passeio público, contando apenas com circulação, e agrega as funções residencial e comercial na mesma construção
7. ( ) durante muito tempo, até meados do século XIX, as famílias abastadas preferiam residir fora das áreas citadinas, morando em chácaras e solares, indo às cidades apenas em dias festivos ou quando havia obrigações comerciais para escoamento da produção agrícola
8. ( ) a modernidade parisiense dos boulevares decorre da necessidade de segurança verificada após a Comuna de Paris, em que os rebeldes se entrincheiravam nas estreitas ruas parisienses
9. ( ) o higienismo foi preocupação constante das autoridades na capital federal brasileira até a década de 1960, cuja preocupação maior era combater as favelas
10. ( ) o higienismo decorre da crença nos miasmas urbanos, característica do período anterior à penicilina
11. ( ) o higienismo foi importante componente ideológico nas transformações urbanas, via de regra, utilizado como fator de segregação social
12. ( ) o higienismo foi importante para a definição, na área urbana, da localização de cemitérios, hospitais e indústrias
13. ( ) o urbanismo decorre da tentativa de se criar uma ciência voltada para a cidade industrial, que havia se tornado extremamente hostil ao seus habitantes, seja pela violência, seja pela poluição
14. ( ) a setorização e o zoneamento urbano contribuíram para acentuar a segregação social na cidade, já que decorriam, elas mesmas, da separação funcional da cidade em áreas residenciais, áreas comercias e áreas industriais
15. ( ) o crescimento das áreas urbanas foi possibilitado pelo transporte de massa, que teve na ferrovia e no automóvel seus meios de locomoção
16. ( ) a ferrovia possibilitou a expansão das manchas urbanas sobre áreas agrícolas adjacentes, acentuando o processo de divisão do trabalho por meio de especializações funcionais
17. ( ) suburbanização e periferização são conceitos sinônimos
18. ( ) a periferização urbana característica das décadas de 1950 a 1960 possibilitou a constituição das primeiras regiões metropolitanas brasileiras, Salvador e Rio de Janeiro
19. ( ) o avanço das manchas urbanas ocorre quando o lucro obtido com a renda agrícola é inferior ao lucro obtido com a renda imobiliária
20. ( ) a suburbanização é fenômeno urbano recorrente e similar nos diversos países que a conheceram, como EUA e Brasil
21. ( ) a incorporação do automóvel no planejamento urbano brasileiro, a partir das décadas de 1950-60, altera substancialmente o modo em que o urbanismo é encarado, pois permite a ampliação das áreas urbanas e intensifica os processos de suburbanização e periferização
22. ( ) ao contrário da realidade norte-americana, os fenômenos de suburbanização e de periferização no Brasil são marcados por grandes contingentes populacionais de estratos sociais de baixa renda
23. ( ) a suburbanização e a periferização brasileiras decorrem da nova divisão de trabalho iniciada em 1945, e são marcadas pelo acesso restrito a equipamentos urbanos e à qualidade de vida, já que o Estado privilegia determinadas áreas urbanas
24. ( ) não é possível afirmar com certeza a percentagem da população urbana brasileira antes do Censo de 1940, o primeiro a estabelecer essa distinção
25. ( ) os critérios de definição de uma região metropolitana são aqueles estabelecidos pelo IBGE na publicação das regiões de influência das cidades
26. ( ) um dos estados que mais possuem regiões metropolitanas no Brasil é Santa Catarina
27. ( ) a metrópole berlinense na década de 1920 é reconhecida pela sua produção intelectual e artística, tendo como epítome o expressionismo alemão e a Bauhaus
28. ( ) as consequências da I Guerra Mundial foram irreparáveis para os países envolvidos nos conflitos – isso se manifestou na arte dadá e no surrealismo, movimentos que dominaram as cenas artísticas das principais metrópoles européias, chegando, também, a Nova York
29. ( ) Paris vivenciou a modernidade literária e artística em seu momento inicial, especialmente na literatura de Baudelaire e na pintura impressionista, cujas obras foram bem recebidas pela crítica desde Impressão: Sol Nascente, de Manet
30. ( ) Viena também vivenciou os primeiros momentos da modernidade fin-de-siècle, já que reuniu Freud, Klimt, Kokoschka, Otto Wagner e Sitte
31. ( ) talvez nenhuma cidade européia tenha desenvolvido a monumentalidade moderna como Viena, ao incorporar ao tecido urbano a área entre a cidade velha e os subúrbios, por meio da Ringstrasse
32. ( ) os modelos europeus foram utilizados na capital federal, sendo o traçado da Avenue de L’Opera muito semelhante ao da Avenida Central, no Rio de Janeiro, hoje nomeada Avenida Rio Branco, em homenagem ao Barão
33. ( ) o expressionismo abstrato e a pop-art de Warhol são as marcas culturais da capital do mundo, Nova York, reconhecida por Arrighi, juntamente com Londres, como centro do capitalismo mundial contemporâneo
34. ( ) a monumentalidade dos arranha-céus é marca de poder, e o atentado contra as Torres Gêmeas é demonstrativo da intenção dos terroristas: dizer ao mundo que o poder americano está ameaçado
35. ( ) as três megalópoles americanas são: BosWash, interligando Boston à capital estadunidense; San-San, interligando as cidades de São Francisco e São Diego, na costa oeste; e ChiPitts, interligando as cidades de Chicago a Pittsburg, na região dos Grandes Lagos
36. ( ) a megalópole Tóquio-Kita Kyushu abarca cidades da ilha de Honshu até a ilha de Kyushu, sendo uma das maiores concentrações populacionais do mundo
37. ( ) outra mancha urbana importante é a que vai desde Karachi, no Paquistão, até Dacca, em Bangladesh, passando pelo vale do Ganges na Índia
38. ( ) a população de 1,3 bilhão de chineses concentra-se, fundamentalmente, nos vales dos rios Yang-Tsé e Hoang-ho
39. ( ) no Brasil, a maior concentração populacional é a da macrometróple paulistana, que, além da região metropolitana de São Paulo, abarca também a região metropolitana de Campinas e da Baixada Santista
40. ( ) outra área de grande concentração populacional é a do eixo Abidjan-Lagos, respectivamente, a área litorânea da Costa do Marfim à Nigéria
Nenhum comentário:
Postar um comentário